O CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL – CRAS ENTREGA CARTEIRA NACIONAL DO ARTESÃO AOS ARTESÃOS E ARTESÃS DO MUNICÍPIO DE ARAPUTANGA.

Por ASSESSORIA

Na tarde de ontem (10/08) o CRAS entregou a Carteira Nacional do Artesão aos artesãos e artesãs cadastrados no Sistema de Informações do Cadastro do Artesanato Brasileiro – SICAB.

A Carteira Nacional do Artesão permite ao trabalhador artesão ter acesso às políticas públicas desenvolvidas pelo Programa do Artesanato Brasileiro e Coordenações Estaduais do Artesanato. E ainda terá benefícios como: Possibilidade de participação em feiras de artesanato nacionais e internacionais; Possibilidade de participação em oficinas e cursos de artesanato; Acesso a incentivos fiscais (benefício dado somente em alguns estados); Isenção do ICMS na comercialização dos produtos; Facilidade de acesso ao microcrédito (empréstimo de pequeno valor a microempreendedores formais e informações); Acesso à nota fiscal avulsa de Emissão Eletrônica (e-NFA); Possibilidade de ser contribuinte autônomo para fins previdenciários.

Durante a entrega das carteiras aos trabalhadores artesãos o prefeito Enilson Rios falou da importância desta profissão para o aumento da fonte de renda e ainda reforçou o compromisso de criar um espaço físico para que os artesãos e artesãs possam reunir e expor seu trabalho. E ainda incentivou os trabalhadores e trabalhadoras a criar uma página na internet para divulgar os trabalhos e também vendê-los.

A Secretária de Assistência Social Luiza Rios também falou do artesanato como alternativa de trabalho e renda, bem como a preservação da cultura local e o empreendedorismo. Ela agradeceu a Srª Lourdes Sampaio, coordenadora do Programa do Artesanato matogrossense pelos incentivos aos trabalhadores artesãos do município.